sábado, 6 de outubro de 2018

ADJETIVOS - ADJEKTIF -PORTUGUÊS - CRIOULO HAITIANO - AKTIVITE - COM GABARITO



ADJETIVOS – ADJEKTIF
PORTUGUÊS – CRIOULO HAITIANO

importante  - enpòtan
alto – wo
ambicioso  - anbisye
amiga – zanmi
amoroso – amoure
amável – emab
animado – anime
angelico – zanj
anjo – zanj

antiquado – ansyin
assustado – sezi
aviador – pilot
aventureiro – avantur
açougueiro – bouche
boba – komik
bom – bom
bonito(a) – bél
bravo – fache
magro – mèg
gordo – gro
feliz – kontan
obediente – obeyi
muito – anpil
curioso – kirye
fiel – fidèl
corajoso – brav
medroso – pè
cruel – mechan
humilde – humble
macio – mou
duro – difícil
sábio – gen bon konprann
pobre – pòv
rico – rich
frágil – frajil
terrível – terib
tímido – timid
alegre/feliz – kontan
trabalhador – travayè
feio – lèd
guloso – visye
simpático – senpatik
baixo – ba
charmoso – chamant
inteligente – entelijan
ATIVIDADES – AKTIVITE

Elabore frases em Kreyól/ Crioulo Haitiano e traduza para o Português, usando os familiares.

a)   Manman/ Mãe
Manman mwen bél. – Minha mãe é bonita.

b)   Papa/Pai
Papa mwen se yon travayé. – Meu pai é trabalhador.

c)   Pitit fi/Filha
Pitit fi mwen timid. Minha filha é tímida.

d)   Pitit gason/Filho
Pitit gason mwen se yon medecin. Meu filho é médico.

e)   Sé/Irmã
Sé mwen an tré entelijan. Minha irmã é muito inteligente.

f)    Bél Sé/Cunhada
         Bel sé  mwen na rich. Minha cunhada é rica.

g)   Grann/Avó
Grann mwen cranmoun. Minha avó é velha.

h)   Menaj/Namorado(a)
Menaj mwen tré anbisye. Meu namorado é muito ambicioso.

i)     Zanmi/Amigo
Zanmi mwen na sinpatik. Meu amigo é simpático.







Um comentário:

  1. Eu gostei muito de ter encontrado vcs agora ficou melhor pra eu seguir aprendendo e entendendo mais pois já falo um pouco criolo tenho muitos amigos haitianos

    ResponderExcluir

OS VERBOS = VÉB YO ,PORTUGUÊS E KREYÓL HAITYEN

OS VERBOS  =  VÉB YO Arriscar  =  Riske . Voltar  = Tounin.  Machucar = Blese . Levar = Pote ale  . Trazer = Pote vini  . Pergu...